top of page

Muito além de exames

A comunicação/marketing das empresas já sabe: quando chega outubro, é hora de se engajar na campanha Outubro Rosa, tudo, para somar junto às iniciativas governamentais e fortalecer a cultura do cuidado e da prevenção. Neste período, reforça-se sobre a necessidade de exames rotineiros e quanto a hábitos de vida saudáveis, além de serem compartilhados depoimentos de pessoas que venceram o câncer e muito tem a nos ensinar.


Mas, os planejamentos comunicacionais ainda podem abranger reflexões sobre o cuidado com a saúde mental, pois, ela também previne doenças. É preciso disseminar a ideia de que é necessário procurar ajuda se for possível. Não se cobrar demais. Entender o limite que o dia a dia impõe. Não se comparar. Não ligar para familiares ou conhecidos que trazem opiniões que pouco acrescentam. Enfim, é um exercício diário de equilíbrio. Sem contar os problemas sociais devido ao gênero: machismo no ambiente de trabalho e outros espaços, desigualdades salariais, violências, especialmente física e psicológica.


Então, mulher: é importante o autoexame, o ultra, a mamografia, enfim, todas as orientações médicas, pois, quando descoberto no início, o câncer de mama tem grandes possibilidades de cura!


Mas, não esqueça de, em meio aos cuidados físicos, preservar a sua saúde mental, alimentar a alma de coisas boas. Não, não estou dizendo que é preciso estar sempre feliz e que problemas não existem, mas, sempre que der...

- Durma

- Repouse

- Leia

- Faça um skin care

- Passe um creme no cabelo

- Olhe sua novelinha

- Coloque na série preferida

- Tome um banho demorado

- Bote aquela música que ama

- Faça aquela comidinha especial (com direito a enfeitá-la com uma folhinha de manjericão)

- Passeie

- Tome um mate com amigas, e, é claro,

- Procure ajuda profissional quando preciso!


Solidariedade a quem não consegue ter esses cuidados diários tão simples por n motivos, mas, ficam os desejos de que todas as mulheres consigam viver plenamente o que prega o Outubro Rosa; que os homens parem de nos matar; que as autoridades voltem sempre seu olhar para as ações afirmativas que possam deixar o cenário o mais favorável possível.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page