Sextou Direito tem estreia nesta sexta-feira (18)

Sextou, aquele termo que comumente utilizamos em nossas redes sociais quando chega o dia mais queridinho da semana, está no nome do novo programa do curso de Direito da URI Santiago na Rádio URI FM, a emissora educativa do município. Condizente ao curso, a definição do nome também foi democrática: o Sextou Direito foi escolhido após enquete respondida pela comunidade, que deveria escolher um nome entre três opções ofertadas.


O programa será semanal, nas sextas-feiras, às 11h30min, pela URI FM, na plataforma rádio ou online. A primeira edição traz abertura com o professor João Érico Lucas Coelho. Eu estarei com o docente falando da importância da comunicação, já que, em uma sessão cineclubista em que estive presente, realizada em maio, fui convidada para ser a madrinha do programa.


Na sequência do mesmo, participa a Diretora Geral da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, docente do curso, falando sobre o Grupo de Estudos da Infância e Adolescência (GEIA), dentro do momento do Projeto Aprendizado Jurídico (PAJ). Ela é seguida pela coordenadora do curso, professora Fabiana Barcelos da Silva Cardoso, dentro do momento Direito e Música.


Sobre comunicação, inevitável não iniciar falando em como ela constitui a nossa vida, pois está no nosso relacionamento com pessoas, está nas campanhas publicitárias, está nas empresas etc. Precisamos usar a comunicação a nosso favor, sem fórmulas mágicas, adaptando-a a cada realidade, momento da vida, nunca esquecendo de termos propósitos no que formos fazer/comunicar. No programa falo também sobre o rádio, esse meio de comunicação cheio de particularidades que o tornam tão especial.


Segundo a professora Fabiana, o intuito do programa é compartilhar temas e informar, acreditando que desta forma seja possível contribuir com diálogos qualificados. “O programa é importante pois auxilia o curso a cumprir com o seu papel extensionista de dividir com a comunidade suas pesquisas, estudos e informações e ao mesmo tempo, de poder ouvir dela seus conflitos e seus fatos sociais. O programa abre para a sociedade muitos diálogos que ficavam adstritos a sala de aula. O Direito é uma ciência social aplicada e por isso precisa estar integrado com o grupo que este estuda e atua”, disse Fabiana.



Foto no estúdio da Rádio URI FM com participantes do programa Sextou Direito
Fabiana, João Érico, Sô, Michele e Julio Barcelos (comunicador da rádio)

13 visualizações0 comentário